quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Evolução dos Desenhos Animados (parte 1)

Quem nunca na infância assistiu a um desenho animado uma das formas de entreterimento mais populares do mundo, por isso decidi fazer uma post sobre o assunto falando um pouco da evolução da animação e dos desenhos animados.Falarei sobre os principais desenhos desde de 1908 até os dias atuais.

Fantasmagorie
Bom o primeiro desenho animado é datado de 1908 chamado Fantasmagorie desenvolvido pelo francês Emile Cohl considerado o pai da animação era um desenho bem simples de apenas 2 minutos mas já demonstrava a capacidade de animar através de uma sequência de imagens.


Curta-metragens
Já em 1910 na era do cinema preto e branco mudo, as animações eram na sua maioria curta-metragens voltadas para o publico adulto.

Gato Felix
Na década de 20 surge o primeiro personagem de desenho animado O Gato Felix criado pelo cartunista americano Otto Messmer que é até hoje um dos desenhos mais famosos do mundo, era um desenho surrealista mas que acabou declinando no fim da década de 20 devido a chegada dos desenhos animados com som.


Mickey Mouse
Um dos grande responsáveis pelo declínio do Gato felix,foi Mickey Mouse criado em 1928 pelo cartunista Ub Iwerks e Wall Disney foi o primeiro desenho animado com som, um grande salto para a animação virando o símbolo da Walt Disney Company. O Mickey era dublado pelo propio Wall Disney.


Betty Boop
Na década seguinte em 1930 surge a primeira sex symbol dos desenhos animados Betty Boop criada por Max Fleischer ,possuia um rosto de menina e corpo de mulher (e um vestido bem inapropiado para época) era uma personagem bem provocante e acabou sendo censurada não podendo usar mais suas roupas provocantes nem seus decotes teve seu fim em 1939.


Flores e Árvores
Em 1932 Walt Disney inova novamente apresentando ao mundo o primeiro desenho animado colorido intitulado Flores e Árvores.



Perna Longa
No final da década de 30 mais precisamente em 1938 surge Perna longa criado por Tex Avery é inspirado em um personagem de Walt Disney o coelho Max Hare só que com um visual mais inocente.Possui um dos bordões mais conhecidos do mundo "O que é que há, velhinho?".Se tornou o símbolo da Warner Bros.


Tom e Jerry
Na década de 40 surge uma das duplas mais loucas dos desenhos animados Tom e Jerry criados pela também dupla Hanna Barbera (Willian Hanna e Joseph Barbera).O desenho para quem não sabe se trata das tentativas frustradas do gato Tom em pegar o rato Jerry. Era Willian Hanna o responsável pelos maioria efeitos vocais da dupla inclusive o incomparavel grito de Tom.


Continua no próximo post falarei um pouco mais sobre a dupla Hanna Barbera.

4 comentários:

  1. Nossa que barato muito bom ver essa turma toda que feiz parte da minha infancia ....

    vamos agrace sempre aos irmaos lumieres tb néh
    srs

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo so falta o final da post...

    ResponderExcluir